Marilia A. Terra

Marilia de Aquino Terra é mineira de Juiz de Fora. Na infância, as questões sociais já ocupavam seus pensamentos, ao constatar que os empregados que serviam seus avós na confortável chácara onde vivia (seus pais eram desquitados, como se dizia à época) moravam em casas de chão batido e tinham uma vida de penúrias. À medida que a menina crescia, seu sofrimento aumentava, por compreender que a pobreza e a falta de oportunidades eram transmitidas de geração em geração em benefício das elites que, da mesma forma que o governo, vislumbravam nos deserdados da sorte apenas mão de obra barata.

A menina virou moça e, com a morte de sua avó, mudou-se para o Rio de Janeiro aos dezoito anos, onde ingressou no serviço público por meio de concurso. Mudou o cenário, mas o enredo permanecia o mesmo. No prédio em que morava em Copacabana, os empregados eram obrigados a utilizar o elevador de serviço e a entrada dos fundos. Viviam em favelas (hoje comunidades) ou nas minúsculas dependências de empregados, enquanto eram discriminados pelos patrões e pela sociedade, embora nenhuma responsabilidade direta lhes coubesse pela miséria de onde vinham.

A servidora pública formou-se psicóloga e seu inconformismo com as injustiças sociais cresceu ao exercer funções profissionais ligadas a menores infratores e suas famílias disfuncionais. Transportava-se pessoalmente para aqueles dramas, ela mesma fruto de um lar desfeito em que seus pais eram ausentes.

Casou-se e deu à luz dois filhos homens em Brasília, onde vozes indignadas com os privilégios e desfrutes do governo e dos poderosos faziam coro com as suas convicções. Ali, cansou-se de apenas vociferar contra o estado das coisas, e ideias de uma vida melhor começaram a fluir em sua mente inquieta. Da sua mente, passaram a um caderno oferecido a ela pelos filhos, numa cascata de cenários de felicidade e justiça. Nascia o livro Novos Tempos ? Uma Utopia Possível, uma obra que inspirará até os mais céticos e incrédulos com o seu visionarismo.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Instragram: @mariliaterrapsicologia

Publicações do Autor