Eliete Pinho Araujo

Conheço a Eliete há muitos anos. Uma grande parceira de inúmeros trabalhos. Na primeira vez que mantivemos contato, pensei comigo: esta mulher não deve ser muito boa da cabeça. Como uma arquiteta pode se especializar em projetos de instalações, e ainda mais de hospitais? Geralmente isso não é tarefa de arquitetos e sim de engenheiros civis, mecânicos e eletricistas. Mas o tempo passou e me surpreendi com o conhecimento dela nesta área tão específica, que poucos profissionais conhecem e se aventuram.

Hoje a vejo como um dos grandes nomes do Brasil em projetos de instalações de estabelecimentos de saúde e referência para muitos. Além disto, ela é uma mulher de muitas outras facetas. É professora de um curso de graduação de arquitetura, de um curso de especialização em arquitetura de sistemas de saúde, pós-doutoranda, diretora da regional da ABDEH no DF, diretora do Sindicato dos Arquitetos do DF, projetista de projetos de instalações, diretora/conselheira do Iate Clube de Brasília, atleta e mãe. E ainda por cima ainda arruma tempo para escrever livros como este. Ufa!!!!!!!!!!!!! Fiquei cansado só de enumerar o tanto de coisas que ela faz. É preciso dizer mais alguma coisa?

Recentemente tive o prazer de comemorar com ela o marco histórico de 400 endereços de projetos que ela fez. É um número expressivo que raríssimos projetistas alcançam ao longo de toda uma vida. Poucos são os arquitetos e engenheiros que chegam à metade deste montante.

Por tudo isto, só tenho a felicitá-la por nos brindar com mais este importante trabalho.

Publicações do Autor