Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista

Doutora em Linguística pela Unicamp, Instituto de Estudos da Linguagem e pós- doutora em Linguística (Pompeu Fabra, Barcelona). Mestre em Letras: Língua e Literatura Espanhola pela USP e Mestre em Educação pela mesma instituição. Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará (UFC). Orienta estudos de iniciação científica (PIBIC-CNPq), Mestrado e Doutorado. Foi Chefe do Departamento de Letras Estrangeiras e Coordenadora do Curso de Letras Noturno da UFC. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Departamento de Letras Vernáculas. Foi leitora crítica das Orientações Curriculares para o Ensino Médio e co-autora das Diretrizes para o Ensino de Espanhol do Município de Fortaleza. É autora de diversos artigos especializados e co-autora de materiais didáticos e paradidáticos: Listo, Único, Esencial, Acércate (Comunicación y Juventud), Expresiones idiomáticas: valores y usos, Evaluación en lenguas extranjeras e Verbos, preposições e mudanças de sentido. É líder dos seguintes grupos do CNPq: Ensino e aprendizagem de línguas adicionais (GEALA) e Estudos críticos do discurso (ESCRID). É membro do GT-ANPOLL ?Ensino e aprendizagem de línguas na perspectiva da Linguística Aplicada? (EAPLA). Integra o Núcleo de estudos e pesquisas linguísticas e interculturais: espanhol-português (NUPLIEP) e é examinadora do CELU. Seu foco de investigação tem sidos os estudos aplicados, em especial, os relacionados com o ensino, aquisição e aprendizagem de línguas (materna e estrangeiras), formação de professores, fraseologia, os estudos críticos do discurso e letramento crítico, com ênfase nos multiletramentos.

Publicações do Autor