Almir Lima

ALMIR LIMA, autor do livro BRASÍLIA BRASIL AMBIÇÃO, NEUROSE E PODER , é natural da Bahia, e mora em Brasília/DF desde 05 de janeiro de 1957. É um dos Primeiros Pioneiros a chegar em Brasília/DF, e um dos fundadores da cidade. Chegou menino, em cima de um caminhão que transportava madeiras destinadas à construção do Núcleo Bandeirante, cidade que serviria de base para a construção da capital.

Chegou sozinho, tendo como bagagem um único saco de roupas. Apesar de sua pouca idade, trabalhou como mecânico na primeira oficina que se instalou no Núcleo Bandeirante e, posteriormente, na "Vascal/Willian", responsável pela distribuição dos jipes que eram os braços, pernas e cabeças dos engenheiros que trabalhavam na construção de Brasília.

Em 1960, ainda menor, por mérito profissional foi convidado a trabalhar no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados), onde começou como mecânico de automóveis e motorista, sendo assim o primeiro funcionário a entrar na Câmara dos Deputados em Brasília, permanecendo lá por 17 anos. Uma vez em contato permanente, no Congresso Nacional, com hábitos e costumes diferentes, por sua própria iniciativa começou a estudar. Sempre foi um autodidata. Seu primeiro banco escolar foi o da Universidade. Ao sair da Câmara dos Deputados já era um cientista do comportamento humano e viajara mais de 50 vezes ao exterior.

Em toda a história do Congresso Nacional Brasileiro, foi o primeiro funcionário de origem humilde a se formar em curso superior. Sua evolução foi triste, sofrida e cheia de altos e baixos. Hoje, além de ser Psicólogo Clínico e colaborador de vários jornais brasileiros, é inventor, escritor, palestrante e professor de Psicologia ? formado em Brasília/DF.

Dando continuidade aos seus ideais, vem batalhando há muitos anos pela criação do Tíquete Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Municipal ? MDM e da Escola Brasileira de Estudos Municipais ? ESBEM

Nos últimos 40 anos, esteve à frente de mais de 50 comitivas brasileiras que foram a Espanha, Portugal, França, Holanda, Bélgica, Itália, Suíça, México, Uruguai, Argentina, Inglaterra e Estados Unidos. Só com os Estados Unidos foram mais de 30 anos. Em sua caminhada vem participando ativamente das mudanças nacionais. O livro "Análise Psicológica das Crises das Famílias e do Homem do Século XX", de sua autoria, está por todo o país. O livro foi mandado para mais de duas mil autoridades em todo o Brasil. No caminhar de sua história, foi presidente de trabalhos Técnico-Culturais (pioneiros) entre o Brasil e a Europa e é possuidor dos seguintes Cursos Internacionais de pequena duração: Administração Pública ? Universidade de Miami-EUA; Língua e Literatura ? Universidade de Lisboa - Portugal; Língua e Literatura - ST Giles School - Londres-Inglaterra e Educação Moderna - ICH ? Ministério da Educação ? Madrid ? Espanha. É também Ex-Diretor Proprietário da Clínica de Psicologia CAPEV. Ex-Funcionário Contratado do Consulado do Brasil em Berlim ? Alemanha. Idealizador e Coordenador das Exposições sobre o Brasil Contemporâneo, realizadas diversas vezes em Madrid, Espanha, pelo CIIUT/Casa do Brasil de Madrid e apoio da Embaixada do Brasil na Espanha. Realizou palestras na Inglaterra abordando o Brasil contemporâneo. Atuou como Secretário Executivo dos Cursos de Pesquisadores Pedagógicos no INEP/MEC (Ministério da Educação) Brasília/DF. Visitou os Estados Unidos, como convidado do Departamento de Estado. Possui matérias jornalísticas registradas nos Anais do Congresso Nacional sobre drogas e seus efeitos na vida diária do homem.

Cursou Sociologia e Política até o 2º ano. Durantre o curso, esteve na Ilha do Bananal fazendo um trabalho de Pesquisa de Antropologia Cultural com os índios. É ex-aluno do Curso de Piloto do Aeroclube de Paracatu-MG. Foi o criador e Coordenador Geral, por mais de 30 anos, do "Programa Brasília/Miami de Política, Administração Pública, Educação e Saúde", que se realizava duas vezes por ano na Prefeitura Municipal de Miami/Estados Unidos da América e do "Programa Brasília/Miami de Medicina e Saúde Pública/ Curso de Reciclagem Médica nos Estados Unidos" que se realizava anualmente junto à Universidade de Miami/EUA e mais cinco hospitais americanos.

Além deste livro é autor dos livros: "Análise Psicológica das Crises da Família e do Homem do Século XX"; "Análise Psicológica dos Problemas do Homem Moderno"; "O Papel da Mulher do Político na família e na Comunidade"; "Uma Longa Caminhada. Do Interior às Grandes Metrópoles. Encontros e Desencontros do Homem do Século XXI"; e "Brincando com as Crises." Possui mais de 100 trabalhos publicados em jornais em todo o Brasil.

Sua caminhada não para. Nos tempos atuais, acaba de criar o Mutirão da Saúde: "12 de Outubro/Dia da Criança. Dia de levar o Papai e a Mamãe ao Médico". Esse trabalho é lindo. Muitos estados brasileiros já estão se Organizando para dar início ao trabalho, que teve início em sua pequena clínica médica em Goiânia/GO e está se estendendo para todo o Brasil.

Mais recentemente, criou o Tíquete Saúde e pediu o registro das Patentes: "Primeiras Lixeiras para Carros do Brasil" e "Primeiro Triângulo de Emergência com área Refletora e Iluminação Pulsátil para Carros do Brasil e do Mundo". A Carta-Patente do Triângulo já foi aprovada e tem validade em setenta e cinco países. Ambas as invenções são de sua autoria e inéditas.

Em 2010 idealizou e encaminhou para a Presidência da República os médicos voluntários do Brasil - M.V.B. - que atuaram como os "médicos sem fronteiras".

Acaba de idealizar e está tentando implantar o "Projeto S.O.S. Família ? Delete o Desentendimento. Dê um enter no Relacionamento com seus Filhos e Familiares."

Foi indicado a receber condecorações de entidades culturais internacionais e a Chave de Cidades de países estrangeiros. Foi o fundador e Diretor responsável durante anos pelos cursos que se fazia realizar para autoridades brasileiras em todos os níveis, pelo Instituto de Cultura Hispânica de Madrid ? Espanha e o CIIUT de Brasília-DF ? Brasil. É um árduo defensor da Teoria da Evolução da Inteligência Humana para a Cura das Doenças, Crescimento do Homem e Equilíbrio das Nações.

Contato com o Autor
Fone: (61) 9926-9567
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Caixa Postal: 9924 / ECT ? Agência Central
CEP: 70001-970 ? Brasília, DF - Brasil

Publicações do Autor